Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade Ltda
Eventos
17/04 -
SISTEMA OCEMG REALIZA ENCONTRO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO COOPERATIVA

O Encontro do Programa Educação Cooperativa (PEC) movimentou a Casa do Cooperativismo no dia 17 de abril. Cerca de 60 participantes, entre professores e diretores das escolas e cooperativas educacionais participantes, secretários municipais de educação e representantes das cooperativas apoiadoras do programa propuseram uma reflexão sobre as inovações na educação e tiveram acesso à nova formatação do PEC.

Desenvolvido pelo Sistema Ocemg desde 2011, o PEC está alicerçado em três pilares: “Educar para Cooperar, Cooperar para Crescer, e Crescer para Ser e Ter”, introduzidos de forma transdisciplinar aos conteúdos das escolas participantes. A proposta é contribuir para a educação da criança e do adolescente com uma compreensão de si próprio enquanto ser humano, social, cidadão e cooperativo. Fundamentado também nos pilares da educação estabelecidos pela Unesco e nos valores e princípios cooperativistas, o programa já alcançou 13.750 estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 140 escolas de 24 municípios mineiros.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou que a atuação dos professores é essencial para reinventar o cooperativismo. “Esperamos que a qualidade do conhecimento e da educação seja voltada para a reinvenção do cooperativismo, que não pode continuar no status quo atual. É preciso ser reinventado e que os educadores nos ajudem nessa tarefa”.

A pedagoga e psicóloga Adriana Galuppo estimulou a participação de todos por meio de dinâmicas. A facilitadora proporcionou a troca de experiências e de vivências entre educadores e representantes das cooperativas, aqueles que já desenvolvem as propostas do PEC desde o princípio e entre quem vai receber o programa pela primeira vez. Para finalizar, foi feita uma grande roda e os participantes compartilharam seus sentimentos em relação às dinâmicas.

Com o tema “Educação Humanística e Cooperativa: Uma Realidade Possível”, a doutora em Administração e professora do Centro Universitário Una e da Fundação Dom Cabral Maria Flávia Bastos ministrou palestra. “Não dá para pensar em cooperação se a gente não pensa em humanidades, na junção das diferenças entre as pessoas. Quando a gente pensa na construção de um mundo melhor, cooperativo, mais justo, onde as pessoas se conectam, precisamos pensar em respeitar os indivíduos por aquilo que eles são, pois é a junção das diferenças que vai criar uma nova possibilidade”, disse.

Na oportunidade, foi apresentado o “Painel Educação Transformadora”, que contou com a explanação de Clelma Mendes, diretora da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, de Montes Claros, e de Romildo José da Silva, pedagogo do Sicoob Credichapada, de Chapada Gaúcha. Para Romildo, “a Educação Cooperativa é uma forma de divulgar o cooperativismo para os cooperados e para a comunidade em geral e de educar as pessoas para esse modelo que estamos vendo que funciona e gera resultados para a comunidade”.

Segundo a professora Regina Angélica Ribeiro, de Dores do Indaiá, como ela foi escolhida pelo Sicoob Coopcredi para mediar o programa junto aos demais profissionais, houve uma pequena resistência inicial que foi quebrada com a compreensão do grupo sobre a iniciativa. “Trabalho com o PEC desde 2017. No começo, tivemos um índice de rejeição consideravelmente alto por parte dos professores, mas era só por falta de conhecimento. A partir do momento em que eles conheceram o programa, viram como era o trabalho, a adesão foi 80% das escolas da cidade”, contou.

Para Andréa Sayar, gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, o Encontro superou as expectativas. “Foram apresentadas experiências extremamente significativas, no sentido de como transformar o processo educacional para torná-lo mais prazeroso, tanto para reter o aluno em sala de aula quanto para pensar o estudante como um ator ativo no desenvolvimento dessa transformação social”, finalizou.

No encerramento, a equipe do Sistema Ocemg apresentou as novidades do PEC para 2018. O material foi revisado e atualizado, tanto em conteúdo quanto em metodologias, e houve a inclusão de experiências das cooperativas e escolas. O Programa Educação Cooperativa tem como objetivos despertar e desenvolver a consciência e a cultura da cooperação; despertar e compreender o ser humano como sujeito protagonista de seu desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão; e compreender o cooperativismo como forma de organização socioeconômica e de desenvolvimento sustentável das comunidades.

* João Monlevade se fez presente através da representante da Secretaria de Educação, Maria Rita Pacheco, da Diretora Administrativa da Copremon, Maria Vilma, e Rosângela Lage, representando o comitê Educativo da Copremon.

http://minasgerais.coop.br/Repositorio/Flippage/maio_2018

Fotos:
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM JOÃO MONLEVADE LTDA
RUA HIDELBRANDO SANTANA, 120 - ROSÁRIO - JOÃO MONLEVADE - MG
COPREMON 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS