Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade Ltda
Eventos
05/12 -
Seminário debate Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em BH / Sistema assina Pacto Global da ONU

No Dia Internacional do Voluntariado (05/12), o Sistema Ocemg promoveu a 12ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. O evento, que faz um fechamento simbólico das ações sociais promovidas pelas cooperativas durante todo o ano e também das atividades realizadas pelo Sistema, recebeu 217 participantes em Belo Horizonte para um momento de reflexão sobre iniciativas para a transformação social. 

Os temas apresentados abordaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de 17 objetivos globais traçados pela entidade como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para o planeta.

O assessor especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (PNUD) do Sistema ONU no Brasil, Haroldo Machado Filho, abriu as discussões com palestra sobre "As cooperativas, o Desenvolvimento Econômico e os ODS".

"Os ODS não são um tratado internacional, são uma grande ferramenta de planejamento para as empresas na promoção do desenvolvimento. Eles servem para que posamos ir além do que fazem os governos, que duram quatro anos, e enxergarmos ainda mais distante" destacou o assessor, lembrando que o Dia de Cooperar promovido pelo cooperativismo brasileiro contempla todos os 17 ODS.

Em seguida, foi a vez de Carlo Linkevieius Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, com mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, abordar o tema "ODS e as Empresas", deixando claro que contribuir para o futuro do planeta está ao alcance de todos.

Com a palestra "Transformando organizações para transformar a sociedade", a consultora na área de Gestão e Responsabilidade Social Ana Cristina Maia alertou os presentes sobre o papel de cada indivíduo na mobilização de outros voluntários. "É responsabilidade de cada um não deixar que outras cooperativas fiquem de fora do Dia C. É preciso que nenhuma empresa ou cooperativa fique para trás nas ações de responsabilidade social, sob pena de não existirem mais", disse.

O evento ainda contou com a apresentação cultural do Circo Escola Trupetralha e suas atividades sociais, bem como das ações realizadas pelo Instituto Mano Down em um emocionante relato sobre inclusão, empoderamento, amor e respeito às diferenças. Na ocasião, também foram apresentados os resultados do Dia C em 2018 e exemplos de projetos promovidos pelas cooperativas, com participação de Sicoob Carlos Chagas, Sicoob Coopemata e Coopatos, que compartilharam com o público a experiência das atividades realizadas em suas localidades. Ao final do encontro, as cooperativas mineiras participantes do Dia C foram homenageadas pela atuação comprometida com o desenvolvimento social.

Sistema assina Pacto Global da ONU no Dia Internacional do Voluntariado

 A programação do XII Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras contemplou um momento muito importante para o cooperativismo. Durante o evento, que foi realizado na mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, o Sistema Ocemg passou a integrar o Pacto Global junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Rede Brasil do Pacto Global.

"Temos muito orgulho em assinar o Pacto Global, porque somos a primeira entre as 27 Unidades Estaduais cooperativistas a aderir essa agenda. Além disso, todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão contemplados pelas ações das cooperativas mineiras que participam do Dia de Cooperar (Dia C)", afirmou Scucato.

Carlo Linkevieius Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, exaltou o compromisso firmado entre as entidades. "Para nós é muito significativo que o Sistema Ocemg participe da nossa rede. Um dos objetivos mais importantes entre os ODS é o 17, que fala sobre parcerias, e as cooperativas já fazem isso por meio da cooperação".

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. A iniciativa, lançada em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários, entre pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado, articulados em mais de 160 países.

Tornando-se signatário do Pacto Global, o Sistema Ocemg reafirma o compromisso de trabalhar em prol da erradicação da pobreza, da proteção ao meio ambiente e do alcance da paz e da prosperidade, de acordo com as metas propostas pela ONU. 

Fonte: Boletim Ocemg Especial

Fotos:
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
Eventos Detalhes
COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM JOÃO MONLEVADE LTDA
RUA PEDRO BICALHO, 234 - NOVO HORIZONTE - JOÃO MONLEVADE - MG
COPREMON 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS