Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade Ltda
12/05 - Boas práticas: compartilhe ações realizadas por sua cooperativa que possam servir de inspiração para
Boas práticas: compartilhe ações realizadas por sua cooperativa que possam servir de inspiração para

Nos últimos tempos, as cooperativas financeiras tem avançado muito na implementação de boas práticas, sejam de governança, de relacionamento, de educação cooperativista, de educação financeira, de gestão negocial, de processos e controles, de compliance, de comunicação, de fidelização, de intercooperação, de tecnologia, de orçamento, de planejamento, de ações sociais e ambientais, enfim, em várias áreas e assuntos. O que ocorre, no entanto, é que estes avanços não ocorrem em uma mesma cooperativa, muito menos em todo o setor. As inovações que ocorrem, quase na totalidade das vezes, não são compartilhadas com as demais cooperativas, sejam elas filiadas ao mesmo sistema, ou de uma mesma região ou estado. As boas práticas ficam restritas a poucas pessoas (ou cooperativas) e por conta disto não fortalecem o SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo).

Adicionalmente, é muito comum buscarmos em outros países respostas e soluções para nossas inquietudes, principalmente nos países que são referência no cooperativismo financeiro. Esta busca pelo conhecimento, que é extremamente importante e necessária, muitas vezes nos mostra que temos muito a aprender com os outros, mas que por vezes também podemos lhes ensinar algo. Quando buscamos as respostas em outros países, por vezes, nos deparamos com grandes diferenças culturais, econômicas, sociais e ambientais, além das diferenças na legislação e tecnologia. A pergunta é: não poderíamos encontrar a inspiração que procuramos visitando ou conhecendo as práticas de uma cooperativa de nosso próprio país?

Neste cenário, em que temos ânsia de conhecimento, a proposta é que possamos trocar mais informações dentro de nosso território nacional. Os aprendizados e dificuldades de uma cooperativa, independente de seu tamanho, região ou foco, podem servir de inspiração para outras cooperativas. Várias são as iniciativas que já existem no país, como o Prêmio Excelência de Gestão, promovido pela OCB e a FNQ, ou o Concred Verde, que premiam estas boas práticas, mas ainda carecemos de ambientes em que as experiências sejam compartilhadas. A ideia é que as práticas existentes, independente de fazerem parte de algum processo de reconhecimento e premiação, possam ser divulgadas neste Portal, de forma simples e objetiva, permitindo que os interessados em maiores informações mantenham contato com as cooperativas que as adotam, para aprofundar os detalhes.

O que lhe parece a proposta? Conseguiremos praticar a intercooperação entre nós e compartilhar as boas experiências?

Ao ler este texto você lembrou de alguma prática realizada em sua cooperativa que poderia ser compartilhada? Se sim, mantenha contato para que possa ser imediatamente divulgada.


O desafio e a ideia estão lançados. Conto com vocês para colocar em execução. A ideia só dará certo se todos colaborarem, tanto na divulgação para os demais colegas de sua cooperativa/central/sistema como no envio de materiais. Juntos podemos construir um cooperativismo mais forte e estruturado em nosso Brasil, a intercooperação pode ser o melhor caminho.

Um grande abraço à todos.

Márcio Port – Gestor do Portal do Cooperativismo Financeiro

Fonte: Mundo Coop / Portal Cooperativismo

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM JOÃO MONLEVADE LTDA
RUA PEDRO BICALHO, 234 - NOVO HORIZONTE - JOÃO MONLEVADE - MG
COPREMON 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS